Projetos Sociais

ALIMENTANDO VIDAS

CULTURA +

O projeto consiste em atender famílias através do trabalho de  equipe de voluntários, na arrecadação dos alimentos e distribuição dos mesmos para famílias de baixa renda, periferias, comunidades etc. Espera-se que através do fornecimento destes alimentos, possamos alcançar famílias em situação de risco social e objetivando o resgate da dignidade humana e da cidadania e a construção de uma sociedade melhor.

PÚBLICO – ALVO:

Famílias em situação de risco social.

OBJETIVO GERAL:

Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome das famílias em situação de risco social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Desenvolver e promover através deste  gesto de solidariedade para com a população em situação de risco social, com vistas à melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento humanístico.

 

CAUSA:

A comida deve ser considerada direito de cada cidadão e cidadã e esse direito básico devem ser garantidos pelo Estado, juntamente com a sociedade civil. Calcula-se que exista no Brasil 44 milhões de pessoas muito pobres, ou 9,3 milhões de famílias com renda mensal abaixo do salário mínimo. Aumentou os níveis de pobreza e vulnerabilidade à fome, principalmente nas metrópoles brasileiras. É um circulo vicioso da fome, difícil de ser superado devido a problemas estruturais do país, como a falta de emprego, baixos salários e falta de políticas públicas bem definidas.


              

O projeto consiste em proporcionar as crianças e jovens, a visitação e vivência ao teatro, fomentando esse importante aspecto cultural, integralizando essa arte ao seu desenvolvimento intelectual bem como humanístico, promovendo a educação pela arte.

PÚBLICO – ALVO:

Crianças e jovens em vulnerabilidade social.

OBJETIVO GERAL:

Garantir o acesso a essa aludida arte, permitindo aos envolvidos, uma linguagem artística que envolve conhecimentos e questionamentos sobre o mundo. Uma forma de comunicação, um espaço onde cada um se permite ser um pouco de tudo e muito de si mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Desenvolver e promover através deste gesto, contribuições para a vida pessoal e escolar, produzindo melhora significativa nas relações sociais, bem como maior capacidade de interação, concentração e o respeito à diferença de opiniões. O Teatro como um todo, possibilita uma melhoria no desenvolvimento cultural, intelectual, científico e humanístico.

CAUSA:

Segundo a Pesquisa SIPS - IPEA (2010), na região sudeste do Brasil, 11,1% dos indivíduos frequentam o teatro uma vez por mês e 87,5% deles realmente ou nunca vão ao teatro. Ainda segundo a pesquisa, os indivíduos apontam os preços dos ingressos (71%) e a localização distante dos espaços culturais (62%) como as duas principais causas da baixa frequência. 


 

               

QUALIDADE DE VISÃO

AMPA - Dividir para multiplicar

O projeto qualidade de visão terá como foco atender famílias para alcançar a qualidade visual e conservação de boa visão.

PÚBLICO – ALVO:

Crianças, Jovens, Adultos de baixa renda os quais necessite qualidade na visão.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Proporcionar uma visão melhor na identificação dos problemas visuais e na sua correção através das lentes corretivas.

OBJETIVO GERAL:

Garantir e conservar uma visão de qualidade.

CAUSA:

Sendo que o contato do ser humano com o mundo em 85% das possibilidades dá – se através da visão.

Por isso o censo do IBGE/2017 apresenta uma população com alguma deficiência na ordem de 14,5% da população total sendo que, as deficiências visuais representam 48,1% ou seja, 11,8 % milhões de deficiências.

O projeto consiste em proporcionar as crianças, jovens , adultos e idosos, a visitação e vivência a teatros, shows, museus,  parques, fomentando esse importante aspecto cultural, promovendo a  acessibilidade.

PÚBLICO – ALVO:

Crianças, jovens, adultos e idosos.

OBJETIVO GERAL:

Garantir o acesso às camadas menos privilegiadas o acesso a cultura e lazer de qualidade, permitindo aos envolvidos, uma linguagem artística que envolve conhecimentos e questionamentos sobre o mundo. Uma forma de comunicação, um espaço onde cada um se permite ser um pouco de tudo e muito de si mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Desenvolver e promover através deste gesto, contribuições para a vida pessoal e escolar, produzindo melhora significativa nas relações sociais, bem como maior capacidade de interação, concentração e o respeito à diferença de opiniões.

CAUSA:

Segundo a Pesquisa SIPS - IPEA (2010), na região sudeste do Brasil, 11,1% dos indivíduos frequentam o teatro uma vez por mês e 87,5% deles realmente ou nunca vão ao teatro. Ainda segundo a pesquisa, os indivíduos apontam os preços dos ingressos (71%) e a localização distante dos espaços culturais (62%) como as duas principais causas da baixa frequência. 


 

               

O Projeto Ampa é uma gama de soluções visando apoiar e amparar instituições carentes que abrigam crianças, adolescentes, idosos e outras pessoas em situação de risco social, no sentido de não lhes deixar faltar o básico pra sobrevivência, além de complementação lúdica e cultural.

PÚBLICO – ALVO:

Asilos, Creches, Orfanatos, Abrigos e Casas de Apoio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1- recolhimento de doações de alimentos, materiais de higiene, medicamentos, roupas, brinquedos, livros, etc. junto aos associados do Projeto Ampa, em campanhas direcionadas a atender em cada etapa, as necessidades atuais de cada instituição parceira;

2- distribuição das doações junto às instituições parceiras, previamente cadastradas;

3 - promoção do intercâmbio entre os doadores associados ao AMPA e os internos dessas instituições, através de eventos que podem ser desde simples visitas , até comemorações de datas festivas do calendário, com possibilidade de oficinas educativas, lúdicas ou terapias ocupacionais. 
 

 

OBJETIVO GERAL:

Promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de carência física, afetiva e social, ligadas às instituições parceiras, colaborando com o desenvolvimento humanístico e cultural de todos, como cidadãos. Garantir e conservar uma visão de qualidade.

CAUSA:

Diante do momento de dificuldade financeira que o País atravessa, muitas instituições que abrigam pessoas em situação social de riscos ou de miséria, vêem-se obrigadas a fechar as portas por não terem como se manter. 

O AMPA quer evitar que esses estabelecimentos deixem de atender esse público e ir além, levando além dos meios de subsistência física, outras formas de ampliação das oportunidades de desenvolvimento cultural, social e intelectual dessas pessoas, para que não apenas sobrevivam, mas possam tornar-se cidadãos conscientes, participantes e integrados à sociedade.

Como diferencial aos outros projetos já existentes, o AMPA oferece maior amplitude no atendimento, pois não se limita a um público segmentado e limitado: só crianças, ou só idosos, ou só pessoas com deficiência, ou com históricos de violência.


As instituições parceiras serão diversificadas: o intuito é atingir cada vez mais novas ramificações. 

Outro diferencial é o fato de tornar também o associado um agente transformador dessa realidade sócio-econômica, conscientizando-o de que além da doação material dos meios de subsistência das instituições, há uma forma mais humana de doação, que traz benefícios pra quem doa e pra quem recebe:  o carinho! Aprendendo a doar-se, o associado também crescerá como cidadão e a melhoria de sua própria qualidade de vida também será sentida.

Em tempos de questionamentos sobre vantagens dissolutas e amorais, o AMPA vem com uma receita simples de bem viver: Dividir para multiplicar.

Faça uma doação e nos ajude a manter nossos projetos !

© 2020 Instituto Alimentar - Todos os direitos reservados.

Rua Nossa Sra. Montevergine, 48 - Vila Santana - SP - 03613-070
contato@institutoalimentar.org.br
Fone +55 11 4119-2195

Siga:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon

elaborado por @sandralvesv